fbpx
Boleto mensalidade
CPF:

Matrículas 2020

Informações para Matrículas & Rematrículas

Pré-inscrição

Telefone

(21) 3608-1414

WhatsApp

(21) 99999-9999

Email

contato@centrinho.g12.br

Endereço

Rua Itaguaí, 173 – Pé Pequeno – Niterói

A mais tradicional escola de Niterói? A mais bem avaliada?

Metodologia & Filosofia

A perspectiva humanista do Centrinho desde cedo leva nossos alunos a vivenciarem um projeto pedagógico inovador e dinâmico, que promove o desenvolvimento pleno de suas potencialidades, respeitando ritmos e limites, gostos e escolhas. Conduzimos nossos alunos à busca da felicidade pessoal, com condições que lhes permitam melhor diálogo com o mundo, preparados para prosseguirem rumo às suas realizações pessoais e profissionais.

Educação Integral

  • Instalações completas e espaço sem igual à disposição para mil e uma atividades!
  • Atividades recreativas, que geram um desenvolvimento maior, tanto individual quanto coletivo.
  • Artes e Cultura, auxiliam no desenvolvimento socioemocional, que traz melhores perspectivas pessoais e profissionais.
  • Laboratórios, para melhorar o ensino de Ciências e tornar o aprendizado mais estimulante.
  • Esportes, crianças mais disciplinadas, com senso de equipe e menos sedentárias!

Quer saber mais sobre o acesso ao Centrinho?

Pais e filhos estão convidados para conhecerem juntos a Escola!

Venha conhecer uma escola diferente de todas, realmente planejada para a educação do futuro. Agende uma visita guiada pela escola que desenvolve suas atividades em ampla área verde de 22.943m2, sendo 7.708m2 de área construída com pátios arborizados, diversas árvores frutíferas, quadras poliesportivas e piscinas. Dispõe ainda de salas de aula ambientadas e uma cozinha experimental, bem como uma cozinha industrial com cantina e refeitório, onde são preparadas e servidas refeições e lanches. 

Caso tenha interesse em matricular seu(sua) filho(a), faça a pré-inscrição no formulário acima para dar entrada no Processo de Admissão.

Educação Infantil em horários integral ou parcial e um projeto pedagógico diferenciado

A partir de 2 anos de idade, o seu filho dispõe de uma infraestrutura confortável e segura, bem como de pessoal especializado, totalmentededicado ao desenvolvimento integral da criança. Ao longo do dia, os alunos são estimulados a participar de jogos educacionais, atividades artísticas, musicais e físicas. Profissionais especialistas acompanham todas as atividades. Tudo para que a criança ganhe autoconfiança corporal, autoconhecimento, independência e criatividade.

Ensino fundamental I e II

O Centrinho atende a alunos do 1º ao 5º ano, em horário Integral (08h às 17h) ou Parcial (13h às 17h), com currículo baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. E a partir do 6º ano do Ensino Fundamental os alunos começam a explicitar mais formalmente suas preferências disciplinares. Desse ponto em diante, nosso projeto pedagógico está estruturado de modo a permitir que, através da escolha de disciplinas em suas grades escolares, os estudantes se tornem efetivamente corresponsáveis pelo próprio aprendizado.

Ensino Médio, o desenvolvimento pleno das potencialidades

Dependendo do horário de permanência, os alunos do Ensino Médio escolhem dentre as disciplinas organizadas em: Obrigatórias, Condicionadas, Livres e Especiais. Neste segmento existem ainda os Horários de Estudo (HES) que, embora não sejam propriamente disciplinas, são horários escolhidos pelos alunos para realizarem, na escola, suas atividades, exercícios, revisarem apontamentos e estudarem sob supervisão de professores e com o acompanhado de monitores das diversas áreas, facilitando o estudo dentro das especificidades individuais.

Agende uma visita

Descubra nossa visão sobre qual é o papel da escola na atualidade e os motivos pelos quais é importante manter os modelos mais tradicionais de ensino, que apenas uma instituição diferenciada e tradicional como o Centrinho pode oferecer.

Perguntas Frequentes

O que a escola oferece de diferente das demais?

O Centrinho é uma escola experimental, atualmente gerida pelo Sistema Educacional CEM, que se mantém na vanguarda da educação desde a sua fundação. Unidade de Educação Básica, desenvolvendo suas atividades em ampla área verde, com aproximadamente 23 mil m2, sendo cerca de 8 mil m2 de área construída, com suas salas de aula, bibliotecas, pátios arborizados com diversas árvores frutíferas, ateliers, laboratórios didáticos, quadras poliesportivas e piscinas. Dispõe ainda de salas ambiente, sala de multimeios, cozinha experimental, bem como uma cozinha industrial com cantina e refeitório, onde são preparadas e servidas refeições e lanches. 

Atendendo a alunos desde a Educação Infantil até a 3a série do Ensino Médio (Enem/Vestibular), faz a diferença na formação de jovens capazes de viver em harmonia, respeitar ideias, visando mudar e melhorar as sociedades onde estejam inseridos. Com ensino diferenciado, amplia aspectos acadêmicos com singular incentivo às artes e aos esportes, valorizando a criatividade e a versatilidade. Com uma educação moderna, em ambiente acolhedor, propicia confiança, autoestima e solidariedade, favorecendo a criação de vínculos positivos entre o ser, o saber e o fazer.

Por fim, desenvolve todos os aspectos da vida escolar, com diversas aulas e oficinas voltadas ao desenvolvimento humano, científico, social e cultural, preparando seus alunos de per si para o enfrentamento dos futuros desafios que encontrarão ao longo da vida.

Horário de Atendimento ao Público

Administrativamente o atendimento ao público funciona de segunda à sexta-feira entre 08:00 e 17:00.

Qual é o horário Escolar?

O horário de desenvolvimento das atividades com os alunos depende do SEGMENTO e TURNO de cada um, existindo diversas possibilidades de permanência dos alunos na escola.

Na Educação Infantil e no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

PERÍODO DE PERMANÊNCIA ENTRADA SAÍDA
TURNO INTEGRAL (9 horas) 08:00 17:00
TURNO PARCIAL (4 horas) 13:00 17:00
(*) Horário Especiais (*) A combinar

(*) Na Educação Infantil existe a possibilidade de permanência dos alunos em horários customizados (à combinar), de acordo com os interesses e demandas das famílias.

Do 6º ano do Ensino Fundamental (Segundo Segmento) até a 2a série do Ensino Médio

PERÍODO DE PERMANÊNCIA ENTRADA SAÍDA
TURNO INTEGRAL 08:00 17:00
TURNO PARCIAL 13:00 17:00

 

Na 3a série do Ensino Médio

PERÍODO DE PERMANÊNCIA ENTRADA SAÍDA
TURNO INTEGRAL 07:00 17:40


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para alunos a partir do 6o ano do ensino fundamental os horários de entrada e saída são de referência, pois o horário efetivo de entrada e saída de cada aluno dependerá do plano de aulas e atividades individual, definido a cada período letivo, respeitando-se a carga horária mínima obrigatória de permanência de cada turno – para o turno Integral são 40h e para o turno parcial 28h.

A Escola funciona em período Integral?

Desde sua fundação a escola oferece atendimento integral aos alunos. Atualmente ela dispõe de atendimento em dois turnos: Integral e Parcial, como se pode ver na pergunta sobre o horário de funcionamento. 

Como é o processo de avaliação?

A avaliação dos alunos no Centrinho ocorre ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem, ou seja, a cada período são utilizados os mais variados instrumentos, com formatos variados em atividades individuais e/ou em grupos, que incluem: trabalhos de pesquisa, seminários, debates, atividades práticas, resolução de exercícios, testes, provas etc. As atividades são valorizadas em suas particularidades e buscam desenvolver diferentes competências e habilidades, além de atenderem à individualidade e ao ritmo de cada aluno. 

É importante considerar que no Centrinho, os professores buscam conhecer cada aluno de per si, analisando-os em três dimensões – Conteúdo (o saber), Atitudes (o ser) e Hábitos (o fazer) –requerendo dos alunos compromisso e responsabilidade, presença e participação, fundamentais ao desenvolvimento de suas atividades, bem como ao cumprimento dos prazos estabelecidos. As atividades utilizadas na avaliação não são necessariamente marcadas com antecedência, nem se adota a sistemática de “semanas de provas”. 

O resultado da avaliação de um aluno é sempre individualizado e customizado, não havendo padrão definido no qual deva ser “enquadrado”. Melhor dizendo, todos os alunos são incentivados à superação de seus limites visando a melhoria individual e, desse modo, é natural que em cada componente curricular tenhamos desempenhos “aparentemente iguais” resultando em conceitos diferentes que, entre outros fatores, dependerão do envolvimento, empenho, facilidade e/ou dificuldade de aprendizagem apresentada por cada um. 

Via de regra, a categorização dos conceitos a serem atribuídos aos alunos  Muito Bom (MB), Bom (B), Regular (R), Sofrível (S) e Insuficiente (I)  leva em consideração, individualmente, os seguintes parâmetros de referência:

  1. Na análise da dimensão do saber acadêmico, ou conceito de Conteúdo, são levados em conta todas as atividades que compõe o processo ensino-aprendizagem, face ao empenho do indivíduo na aquisição dos conhecimentos, competências e habilidades que estão sendo trabalhados.
  2. Quanto à dimensão do ser, ou ao conceito de Atitudes, os indivíduos são analisados em relação a seus comportamentos, no trato com os colegas, professores e funcionários em geral, no respeito e zelo pelo material alheio (seja da escola e/ou dos colegas), na pontualidade, assiduidade, compromisso e empenho, dentro e/ou fora da sala de aula.
  3. Quanto à dimensão do fazer, ou conceito de Hábitos (de trabalho), os indivíduos são analisados com referência ao comprometimento e desempenho na realização integral dos trabalhos propostos, com autonomia, sabendo ouvir e esperar sua vez de falar nos trabalhos em grupos, mantendo a limpeza e a ordem dos materiais e instalações utilizados e respeitando os prazos estabelecidos.
A escola possui alimentação própria?

A escola possui cantina e refeitório para atendimento aos alunos dentro do horário escolar, ou seja, nos horários de recreio e almoço. Além disso, para os alunos do turno integral da educação infantil até o primeiro ano do ensino fundamental a escola incluí a alimentação na mensalidade.

Formas de Comunicação entre Escola Família

A forma de comunicação mais eficiente com a escola é por email. Sendo para cada setor o email específico a seguir:

Setor Administrativo

  • Gestores

 

Prof. José Roberto e Profa. Lidiane Morgado – contato@centrinho.g12.br 

  • Secretária da Gestão

 

Raquel – sac_secretaria@centrinho.g12.br 

  • Tesouraria

 

Almir – tesouraria@centrinho.g12.br

  • Secretaria

 

Brenda – secretaria@centrinho.g12.br

  • Recursos Humanos

 

Maykon – pessoal@centrinho.g12.br

  • Enfermaria

 

Jane e Evelyn – enfermaria@centrinho.g12.br

  • Suporte Técnico

 

Anderson – suporte@centrinho.g12.br

Setor Pedagógico

  • Supervisão Pedagógica 

 

Prof. Marcelo Fonte Boa – fonteboa@centrinho.g12.br

  • Coordenação Pedagógica (Educação Infantil e 1º Segmento do Ensino Fundamental)

 

Profa. Jane Silva – jane.silva@centrinho.g12.br

  • Orientação Educacional (Educação Infantil e 1º Segmento do Ensino Fundamental)

 

Profas. Carla e Tatiana – soef1@centrinho.g12.br

  • Coordenação Pedagógica (2º Segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio)

Profas. Larissa e Dayane – ef2.em@centrinho.g12.br

  • Orientação Educacional (2º Segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio)

Profas. Elizabeth, Márcia Burns e Claudia Amorim – orinetacaof2@centrinho.g12.br

  • Espaço Integração 

 

Profa. Bianca Araujo – assessoria.direcao.pedagogia@centrinho.g12.br

A escola possui emergência médica?

A escola possui uma enfermaria para o encaminhamento de questões médicas, contando com duas técnicas de enfermagem que realizam o atendimento imediato, acionando em caso de emergência o seguro escola, que cobre acidentes durante o período letivo, bem como estabelecendo contato com os responsáveis pelos alunos.

Comemoração de aniversários

Na Educação Infantil e no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental a escola comemora uma vez ao mês os aniversariantes.

A Escola funciona nas férias?

No período de férias escolares a escola funciona com atendimento administrativo de Secretaria e Tesouraria, bem como com entrevistas da Orientação Educacional para matrículas de alunos novos. É nesse período que, via de regra, ocorrem as manutenções e reformas mais vultuosas de mobiliário e instalações. Todavia, eventualmente e dependendo das necessidades e da dimensão da manutenção, a escola ainda oferece colônias de férias.

Pin It on Pinterest

Malcare WordPress Security