Boleto mensalidade
CPF:

No passado, uma boa parte da população, algumas vezes na vida, saiu da sua escola “fantasiado” de índio e ou desenhou uma figura com cocar e barraquinhas individuais desenhadas em forma de X. Éramos índios estadunidenses e nem sabíamos. Aos pouco temos quebrado a tradição e aprendido um pouco mais sobre os povos indígenas que vivem NO Brasil (e não que são DO Brasil) em sua imensa diversidade cultural, linguística, artística. Vamos também, aos poucos, superando ideias simplistas como a de que eles sejam os “verdadeiros donos” das terras brasileiras, “pois estavam aqui primeiro”, ideia que parte da noção capitalista de propriedade e ignora que os povos indígenas, em geral, tem uma outra relação com a terra, as matas, os animais que não é a relação de posse e propriedade privada.

Desde que o “homem branco europeu” aqui chegou a história dos povos indígenas é uma história de opressão, morte, violências e agressão, mas, também, uma história de luta pela sobrevivência, contra o preconceito, o roubo de suas terras, a ocupação de seus espaços sagrados, a violação de seus costumes.

Diversos mitos e mentiras sobre os povos indígenas acabaram por gerar uma série de ideias distorcidas sobre eles. Uma das mais recorrentes é aquela que tanta indicar quem é quem não é  “mais” índio. Provavelmente por acharmos nossa cultura branca, capitalista e ocidental superior as diversas culturas dos povos indígenas, tentamos congelar os povos indígenas dentro ainda do século XVI. Achamos, talvez, que por terem “uma cultura frágil”, qualquer contato com a nossa “poderosa” cultura irá fazer os povos indígenas perderem as deles… Se estão com roupas ocidentais, aparelhos como celular, laptop, carros; se tem casas, apartamentos; se fazem faculdade; se querem dinheiro; se tem sinais de riqueza, numa estranha mágica, logo dizemos que eles deixaram de ser índios. É quase se como por nos fantasiarmos de índios no carnaval ou se pendurarmos uma arco e algumas flechas em nossas paredes , nós deixássemos de ser ocidentais…Que direito temos nós de determinar quem é ou não um índio?

Amanhã, 19 de abril, por convenção, ainda haverá crianças com a ideia de que os povos indígenas são coisa do passado. Nessa já longa postagem deixamos algumas dicas de sites úteis para conhecer as diversas culturas indígenas, um artigo com os dez principais mitos  e a mentiras que ainda se falam sobre eles , textos e links de vídeos e  até o link de uma rádio indígena. Todo dia ainda É dia de índio.

Os dez mitos sobre os povos indígenas (Veja a explicação para cada um dos itens nesse texto da REVISTA FÓRUM, AQUI) :

Mentira nº 1: Quase não existe mais índio, daqui alguns anos não existirá mais nenhum

Mentira nº 2: Os índios estão perdendo sua cultura

Mentira nº 3: Estão inventando índios, agora todo mundo pode ser índio

Mentira nº 4: O Brasil é um país miscigenado, aqui não tem racismo

Mentira nº 5: Os índios têm muitos privilégios

Mentira nº 6: Os índios são tutelados, por isso índio não vai preso e não pode comprar bebida alcoólica

Mentira nº 7: Tem muita terra para pouco índio

Mentira nº 8: Os índios são preguiçosos e não gostam de trabalhar

Mentira nº 9: Nossa sociedade é mais avançada, não temos nada para aprender com os índios

Mentira nº 10: Os índios atrasam o desenvolvimento do País

DICAS DO CEN :

  1. DOCUMENTÁRIO À SOMBRA DE UM DELÍRIO VERDE :

2. Agência Pública : No “abril indígena”, três líderes falam de resistência. Veja AQUI .

3. Agência Pública : A questão indígena em quatro minutos. Veja AQUI.

4. CACI : Cartografia de Ataques contra Indígenas. Veja AQUI.

5. NEXO : 5 livros para os brasileiros repensarem sua relação com os povos indígenas. Veja AQUI.

6. PIB – Portal Povos indígenas no Brasil. Informações sobre centenas de etnias indígenas. Veja AQUI.

7. RÁDIO YANDÊ – A primeira rádio indígena no Brasil. Ouça e veja AQUI.

 

Índios Cartaz Professores

Pin It on Pinterest